(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Red Bull superou limite de orçamento autorizado em 2021, diz FIA


10/10/2022 14:46
436

A equipe Red Bull de Fórmula 1, cujo piloto Max Verstappen se sagrou campeão mundial no domingo, ultrapassou o limite de orçamento autorizado para a temporada 2021, o que constitui uma "pequena violação" do regulamento, anunciou nesta segunda-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA) em um comunicado.

"A Oracle Red Bull Racing está em violação processual e menor do regulamento financeiro (que rege o campeonato)", indicou a FIA, que não anunciou sanções, mas "está determinando a linha de conduta a ser adotada".

Além da Red Bull, a FIA considerou que a equipe Aston Martin cometeu "uma violação processual" do regulamento financeiro.

A Williams Racing, cujas contas também foram examinadas, acabou sendo considerada compatível na temporada de 2021 "em tempo hábil" e "com a transparência" exigida pela FIA.

As outras sete equipes da competição tiveram suas contas aprovadas.

O teto orçamentário, que entrou em vigor em 2021, foi fixado em 145 milhões de dólares (149 milhões de euros).

Vários tipos de despesas foram excluídos, incluindo salários dos pilotos e atividades de marketing das escuderias.

A FIA estabelece em seus estatutos dois tipos de infrações; menor, se ultrapassar até 5% do limite salarial, e importante, além de 5%, e sanções que vão desde advertência ou multa até a exclusão do campeonato, passando pela retirada de pontos no Mundial para pilotos e construtores.

A FIA "está em processo de determinar o curso de ação a ser tomado em relação aos regulamentos financeiros em relação à Aston Martin e Red Bull e mais informações serão comunicadas de acordo" com os regulamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)