(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARACAS

Venezuela investiga 'megafraude' de US$ 4,85 bi na estatal PDVSA


30/08/2022 18:55

O governo venezuelano denunciou nesta terça-feira (30) uma "megafraude" de 4,85 bilhões de dólares na petrolífera estatal PDVSA, pela qual responsabiliza o ex-ministro Rafael Ramírez, próximo do falecido presidente Hugo Chávez e que rompeu com o seu sucessor, Nicolás Maduro.

De acordo com a denúncia apresentada ao Ministério Público pelo ministro do Petróleo, Tareck El Aissami, a PDVSA efetuou diversas transferências no total de 4,85 bilhões de dólares por um crédito adquirido em fevereiro de 2012 com a empresa privada Atlantic 17.107 A.C. Mas a estatal "nunca" teria recebido o dinheiro do empréstimo.

Em vez disso, a Atlantic cedeu essa linha de crédito aos "fundos" estrangeiros Violet e Vuelca, com sede no Panamá e São Vicente e Granadinas, respectivamente. E esses novos "credores" da PDVSA receberam os pagamentos de um crédito que não se concretizou, sempre segundo o governo.

O ministro disse que entregou como prova ao procurador-geral, Tarek William Saab, "cópias autenticadas" dos recibos de pagamento, em um total de 28 transferências, para Violet e Vuelca. O funcionário definiu a manobra como uma "megafraude".

El Aissami afirmou que a trama foi "orquestrada" por Rafael Ramírez, alvo de investigações de corrupção desde 2017, em uma ofensiva judicial que já provocou uma centena de prisões de ex-diretores da estatal.

Horas depois, o procurador-geral relatou a prisão do ex-vice-presidente de Finanças da companhia, Víctor Aular, também acusado de apropriação indevida.

O Ministério Público informou em fevereiro de 2021 que emitiu um alerta vermelho da Interpol para que Ramírez fosse capturado na Itália, onde se encontrava, mas o país negou a possibilidade de extradição em setembro, segundo seu advogado.

O ex-funcionário publicou no Twitter, antes da declaração de El Aissami, que o governo estava preparando uma armação contra ele.

Ex-presidente da PDVSA (2004-2014) e ex-ministro do Petróleo (2002-2014), Ramírez foi um dos homens de confiança de Chávez (1999-2014), mas no final de 2017 rompeu com seu sucessor, Maduro, renunciando então ao cargo de embaixador da Venezuela na ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)