(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LA PAZ

Luis Arce e Evo Morales marcham contra suposta conspiração na Bolívia


25/08/2022 12:19

O presidente da Bolívia Luis Arce, seu vice-presidente David Choquehuanca e o ex-presidente Evo Morales lideram uma manifestação nesta quinta-feira (25) contra supostos esforços conspiratórios da oposição.

"Iniciamos esta grande marcha em defesa da pátria e da democracia, desde Tranca de Urujara", disse Arce em sua conta no Twitter.

Tranca de Urujara é a saída da cidade de La Paz para os vales sub-andinos de Yungas, uma área de cultivo de coca, e Caranavi, uma região agrícola.

Morales (2006-2019) também disse da mesma rede social que "participamos da marcha em defesa do nosso governo".

"Defender a democracia é defender o voto do povo", disse o ex-presidente, que renunciou em 2019 após forte convulsão social com denúncias de fraude nas eleições presidenciais daquele ano.

A marcha oficial é composta por vários milhares de mineiros, camponeses, indígenas e moradores que apoiam o Movimento ao Socialismo (MAS). Milhares deles carregam bandeiras bolivianas vermelhas, amarelas e verdes e azuis e brancas que pertencem ao MAS.

A manifestação planeja percorrer ruas e avenidas até o centro da cidade, onde Arce e líderes pró-governo falarão.

O governo Arce, que assumiu em novembro de 2020, e o MAS acusam a oposição de tentar desestabilizar o país. Eles consideram parte de uma suposta conspiração, a rejeição de um censo populacional, previsto para 2024, e as reivindicações dos plantadores de coca da Adepcoca contra um mercado paralelo para a distribuição da planta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)