(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACAPULCO

Protesto contra novo assassinato de jornalista no México


23/08/2022 16:08

Dezenas de pessoas se manifestaram nesta terça-feira(23) na praia de Acapulco, no México, contra o assassinato do jornalista Fredid Román, que escrevia uma coluna política e publicava informações em suas redes sociais.

Román foi morto na segunda-feira na cidade de Chilpancingo, no estado de Guerrero (sul), onde fica Acapulco.

O crime também foi condenado nesta terça-feira(23) pelo presidente de esquerda Andrés Manuel López Obrador. "É um caso lamentável", afirmou em sua conferência diária de imprensa.

Román trabalhava como jornalista há trinta anos e publicava uma coluna no jornal Vértice de Chilpancingo, além das notícias em seu perfil do Facebook e, segundo meios locais, editava o "La Realidad", uma publicação regional.

Sua última postagem no Facebook foi na mesma segunda-feira e se referia ao relatório sobre o desaparecimento de 43 estudantes de Ayotzinapa em 2014, em Guerrero, amplamente divulgado na semana passada.

O Ministério Público estadual indicou em nota que investiga se o caso de Román está relacionado aos assassinatos do filho do comunicador e outro homem, ocorridos em 1° de julho.

Segundo meios locais, o filho do jornalista comercializava frango e denunciou supostos criminosos que controlariam a distribuição de alimentos em algumas regiões de Guerrero. Román deu continuidade a estas denúncias.

O governo mexicano registrou 12 jornalistas mortos em 2022. A ONG Repórteres Sem Fronteiras(RSF) indicou que dez mortes estariam relacionadas ao trabalho das vítimas.

Segundo a RSF, mais de 150 jornalistas foram mortos no México desde o ano 2000. Esses crimes, em sua maioria, seguem impunes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)