(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGUJITA

Mergulhadores vão tentar entrar na 4ª em mina no México onde há 10 desaparecidos


09/08/2022 13:49

As forças de resgate tentarão entrar entre quarta e quinta-feira em uma mina no norte do México que foi inundada há seis dias com 10 trabalhadores dentro, informou o presidente Andrés Manuel López Obrador nesta terça-feira.

"Continuamos avançando, já podemos pensar que amanhã, depois de amanhã, a profundidade da água será de um metro e meio e os mergulhadores e socorristas poderão entrar", disse o presidente.

Na segunda-feira, o governo introduziu um drone submarino, através do qual foram observados obstáculos que impedem os socorristas de descer pelo sumidouro localizado na cidade de Agujita (estado de Coahuila, norte).

As equipes de resgate cavaram vários poços para evacuar a água e os mergulhadores militares esperam o momento para procurar os mineiros, cuja condição é desconhecida.

"Não havia condições para a entrada dos corpos de busca e salvamento ontem (segunda-feira). Foi observado um grande número de elementos sólidos e turbulências", disse a diretora da Defesa Civil, Laura Velázquez.

"O equipamento (drone aquático) permitirá posteriormente gravar em vídeo as condições das galerias e poços, uma vez que as hastes de tensão da mina sejam reduzidas", acrescentou Velázquez.

Um dia após o presidente Andrés Manuel López Obrador pedir mais esforços para resgatar os mineiros, a Defesa Civil anunciou a inspeção com o drone equipado com uma câmera aquática antes da entrada da possível entrada dos socorristas.

Laura Velázquez explicou que o dispositivo tem uma câmera de alta resolução e luz capaz de gravar a até 250 metros de profundidade.

O anúncio causou comoção no acampamento onde aguardam os familiares dos mineiros em Agujita, que faz fronteira com os Estados Unidos.

De acordo com estimativas, o nível de água seguro para permitir o acesso das equipes de resgate é de 1,5 metro. Atualmente, está em 19,4 metros.

Ao mesmo tempo, o governo informou que segue em andamento a extração da água com bombas. "Estão sendo retirados mais de 300 litros por segundo (...), é o necessário segundo os técnicos", afirmou López Obrador.

- Esperança -

O presidente garantiu que os profissionais no local e as famílias mantêm a confiança de que os mineiros estão com vida.

"Todos têm fé, ninguém está pensando em outra coisa além do resgate", disse. "Nos explicaram que quando se trabalha nessas minas, os próprios mineiros fazem buracos e abrigos", acrescentou.

Porém, a ansiedade é notória entre os parentes dos homens presos, que com o passar do tempo questionam a idoneidade do pessoal de resgate e evitam falar com os jornalistas.

A mina está localizada cerca de 1.130 km ao norte da Cidade do México, na região carbonífera de Coahuila, principal produtora desse mineral no país, onde acidentes como esse são comuns.

O acidente ocorreu na quarta-feira, quando trabalhadores colidiram com uma área adjacente cheia de água que desabou e inundou a mina, segundo as autoridades. Cinco dos mineiros conseguiram escapar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)