(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

O que se sabe do acordo entre Rússia e Ucrânia para exportar cereais


22/07/2022 14:42

Ucrânia e Rússia assinaram, nesta sexta-feira (22), um acordo em Istambul que permitirá a exportação de cereais ucranianos bloqueados nos portos do Mar Negro pela guerra e que são essenciais nos mercados mundiais.

Isso é o que sabemos do conteúdo deste acordo, duramente negociado há dois meses com ajuda das Nações Unidas e da Turquia.

- Centro de coordenação e controle em Istambul

Um centro conjunto de comando e controle será estabelecido em Istambul, capital da Turquia, para monitorar as operações e resolver quaisquer disputas.

Será conduzido por delegados das partes envolvidas: um ucraniano, um russo, um turco e um representante da ONU, que serão assistidos por suas respectivas equipes.

Segundo o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o centro de coordenação será formado nos próximos dias e estabelecerá o cronograma para o rodízio de navios no Mar Negro.

"Não posso dar uma data precisa. Mas, o mais tardar, será resolvido em quinze dias, e acho que as operações podem começar a partir de então", disse Guterres.

- Inspeções de saída e chegada na Turquia

A inspeção dos navios de transporte de grãos é uma exigência de Moscou, que quer garantir que armas não sejam entregues simultaneamente à Ucrânia.

Esses controles não serão realizados no mar como planejado por razões práticas, mas serão realizados na Turquia, provavelmente em Istambul, que possui dois importantes portos comerciais, na entrada do Bósforo (Haydarpasa) e no Mar de Mármara (Ambarli).

Dirigidas por representantes das quatro partes, as vistorias ocorrerão na saída e na chegada das embarcações.

- Corredores de navegação seguros

Os russos e ucranianos concordam em respeitar os corredores de navegação pelo Mar Negro, livres de qualquer atividade militar.

Os barcos vão partir de três portos ucranianos - Odessa, Pivdennyi e Chornomorsk - e os "pilotos ucranianos" abrirão caminho para os cargueiros.

Segundo o acordo, se a desminagem for necessária, ela deve ser realizada por um "outro país" diferente dos três envolvidos.

A Turquia se disse disposta a ajudar, de acordo com o porta-voz da presidência turca.

Após a partida da Ucrânia, os navios serão escoltados por embarcações ucranianas (provavelmente militares) abrindo caminho para a saída para as águas internacionais ucranianas.

- Quatro meses renováveis

O contrato será assinado por quatro meses e será renovado automaticamente. Atualmente, há entre 20 e 25 milhões de toneladas de grãos nos silos dos portos ucranianos e está prevista a evacuação de cerca de 8 milhões de toneladas por mês, portanto este tempo deve ser suficiente para evacuar o estoque.

- Contrapartida para cereais e fertilizantes russos

Também foi alcançado um acordo para facilitar a exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos a pedido de Moscou, que queria garantir que as sanções ocidentais não os afetassem direta ou indiretamente

Esta é uma exigência russa que se tornou uma condição indispensável para a assinatura do acordo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)