(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACRA

Gana registra primeiros casos do letal vírus de Marburg


17/07/2022 16:49

Dois casos da doença provocada pelo vírus de Marburg, uma febre hemorrágica quase tão letal quanto o ebola, foram registrados em Gana -- os primeiros do país --, anunciaram neste domingo (17) autoridades sanitárias ganesas.

Em 8 de julho, amostras de sangue de duas pessoas da região de Ashanti (sul) sugeriram a presença do vírus de Marburg. As amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur de Dacar (IDP) para a confirmação do diagnóstico, informou o Serviço de Saúde de Gana (GHS).

"Os exames adicionais realizados no IDP do Senegal corroboraram os resultados", declarou em nota publicada neste domingo Patrick Kuma-Aboagye, diretor-geral do GHS.

"Esta é a primeira vez que Gana confirma o vírus de Marburg", acrescentou.

A doença do vírus de Marburg é transmitida aos seres humanos por morcegos frugívoros e se propaga pelo contágio direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, superfícies e materiais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS anunciou o fim do primeiro surto do vírus de Marburg na África Ocidental em setembro de 2021, 42 dias depois de um único caso ter sido identificado na Guiné.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)