(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NIAMEI

Resgatados 44 migrantes no deserto do Níger, segundo ONU


14/07/2022 17:25

Quarenta e quatro migrantes, procedentes do oeste da África, foram resgatados na semana passada no norte do Níger, quando tentavam chegar à Líbia, anunciou, nesta quinta-feira (14), a ONU em Niamey.

No dia 6 de julho, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Defesa Civil do Níger ajudaram 44 migrantes que estavam "bloqueados no deserto havia dois dias, após terem sido abandonados pelo motorista depois que seu veículo enguiçou", explicou a OIM em um comunicado.

Os 29 homens, 12 mulheres e três meninas jovens vinham de países da África Ocidental e "iam à Líbia". Foram encontrados a cerca de 20 km da cidade de Dirkou, no nordeste do Níger, acrescentou a OIM.

O grupo foi transferido para um centro de triagem de migrantes desta localidade, onde recebe "uma ajuda humanitária essencial", segundo a agência da ONU.

No fim de junho, dez migrantes em situação irregular foram encontrados mortos perto da Líbia, segundo o exército nigerino, que encontrou seus corpos parcialmente enterrados em valas, perto de Dirkou.

Uma fonte local disse à AFP na ocasião que era "muito provável que estes migrantes encontrados mortos tenham sido abandonados por seu atravessador".

Dirkou, situada na região de Agadez, é um ponto de passagem inevitável para o tráfico de migrantes, de armas e de drogas para a Líbia ou a Europa.

As operações de resgate de migrantes são frequentes no deserto do Saara, sobretudo em direção à Líbia.

Muitos migrantes do oeste da África tentam passar pela Líbia a caminho da Europa. Costumam se reunir em Agadez, uma cidade grande do norte do Níger, onde buscam redes de atravessadores para chegar ao país vizinho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)