(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BANJUL

Ex-espiões da Gâmbia são condenados à morte por assassinato de ativista


13/07/2022 20:44

Um tribunal da Gâmbia condenou nesta quarta-feira à pena de morte cinco ex-membros dos serviços de inteligência, pelo assassinato de um ativista político durante o governo do ditador Yahya Jammeh.

O juiz Kumba Sillah-Camara leu a sentença contra o ex-chefe da Agência Nacional de Inteligência Yankuba Badjie, ao declará-lo culpado do assassinato, em 2016, de Ebrima Solo Sandeng, importante figura do opositor Partido Democrático Unido. Também foram condenados à morte o ex-chefe de operações Sheikh Omar Jeng e os agentes Babucarr Sallah, Lamin Darboe e Tamba Mansary.

Sandeng foi preso em abril de 2016, durante uma manifestação contra Jammeh, e morreu dois dias depois, após ser espancado e torturado. Sua morte estimulou um movimento político que acabou depondo Jammeh, que governou o pequeno país da África Ocidental por 22 anos.

"A Justiça está alcançando os servos de Yahya Jammeh na Gâmbia e em todo o mundo, e esperamos que em breve alcance o próprio", disse Reed Brody, da Comissão Internacional de Juristas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)