(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Zoológico de Londres aluga equipamento de tomografia para tratar leão com infecção de ouvido


11/07/2022 13:14

Como tratar um leão de 12 anos em risco de extinção com uma dor de ouvido persistente? O zoológico de Londres disse nesta segunda-feira (11) que alugou uma máquina de tomografia para descobrir a causa das repetidas otites do felino.

O equipamento de TAC (Tomografia Axial Computadorizada) permite exames de diagnóstico por meio de raios-X e foi alugada para evitar que Bhanu, um leão asiático de 180 quilos, tivesse que ser sedado e transportado para fora do local para realizar exames.

"Em primeiro lugar, tínhamos que averiguar a causa do problema e descartar urgentemente os piores cenários, como um tumor ou uma infecção profunda, que apareceriam imediatamente em uma TAC", disse a veterinária Taina Strike.

Strike explicou que o zoológico decidiu intervir como parte de um plano de tratamento a longo prazo para o animal.

"Bhanu é um membro importante do programa europeu de criação de leões asiáticos em risco de extinção e merece os melhores cuidados. Por isso, organizamos o tratamento VIP completo, levando um scanner TAC para um grande felino pela primeira vez, para poder ver seu ouvido mais profundamente sem que tivesse que viajar", afirmou.

O leão foi sedado para que pudesse ser levado ao scanner na traseira de um caminhão. Seis membros da equipe o colocaram no dispositivo.

Segundo especialistas de várias partes do mundo, o problema era um canal auditivo esquerdo muito estreito, propenso a obstruções e infecções.

"Assim como o gato doméstico, os gatos grandes também podem desenvolver otite, que normalmente são tratadas com remédios em gotas", explicou Strike.

Enquanto estava anestesiado, os veterinários limparam a fundo a orelha do felino antes de levá-lo de volta para sua toca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)