(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Resposta à expulsão de diplomatas da Bulgária poderia afetar toda a UE, alerta a Rússia


04/07/2022 15:52

A Rússia poderia empreender ações contra a União Europeia (UE) em resposta à expulsão da Bulgária de 70 membros do corpo diplomático russo, alertou a porta-voz do Ministério russo das Relações Exteriores nesta segunda-feira (4).

"A decisão politizada" do governo búlgaro "de reduzir de forma injustificada nosso pessoal diplomático na Bulgária não estará isenta de uma resposta bilateral", declarou María Zakharova em um comunicado.

Considerando que a expulsão ordenada pela Bulgária iria "muito além das práticas diplomáticas", pediu a Sofia e à União Europeia que "reflita sobre o princípio de reciprocidade em que se baseiam as relações diplomáticas".

A diplomacia europeia "deve entender que o apoio insensato às ações anti-russas pelos diferentes Estados-Membros responsabiliza o conjunto da União Europeia por suas consequências, também do ponto de vista das medidas de retaliação" que a Rússia pode ordenar, acrescentou.

O embaixador da Rússia na Bulgária considerou na sexta-feira fechar a legação russa no país, depois que Sofia se recusou a recuar em sua decisão de expulsar 70 membros do corpo diplomático russo.

Muitos países europeus expulsaram diplomatas russos após a campanha militar da Rússia na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. Moscou respondeu tomando medidas semelhantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)