A poucos dias do encerramento de sua passagem pelo clube carioca por empréstimo, o meia Andreas Pereira (17 minutos) marcou o único gol do jogo com um belo chute de meia distância que silenciou o estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué.
Vilão na derrota do time carioca na última final da Libertadores, contra o Palmeiras, Andreas Pereira também brilhou na defesa e fechou sua passagem no Flamengo em grande estilo.
O Tolima criou oportunidades, principalmente por meio do atacante Andrés Ibargüen, mas se perdeu em preciosismo e falhas nas finalizações.
A partida de volta está marcada para o dia 6 de julho, no Maracanã, no Rio de Janeiro e quem vencer o confronto terá pela frente nas quartas de final o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Corinthians, que empataram em 0 a 0 na partida de ida, em São Paulo.
- Lá e cá -
Determinado a virar a página após a dolorosa derrota de domingo na final do Apertura colombiano, o Tolima pressionou no campo do Flamengo nos minutos iniciais do jogo.
Cerca de 15 minutos depois, os torcedores vibraram em uma jogada de Juan Caicedo, que empurrou a bola para o gol vazio após superar o goleiro Santos, mas o lance foi anulado devido a um impedimento do atacante colombiano.
O Flamengo também levou perigo, em um início de jogo vibrante.
Puco depois o meia Andreas Pereira - cujo empréstimo do Manchester United termina neste fim de semana - pegou um rebote na entrada da área colombiana e acertou a bola no canto superior esquerdo longe do alcance do gigante goleiro do Tolima e da seleção equatoriana, Alexander Dominguez.
Os colombianos voltaram a atacar e, com meia hora de jogo, obrigaram o zagueiro Leo Pereira a tirar uma bola da linha do gol.
O Tolima tinha mais chances, mas faltou aos jogadores do 'Pijao' a contundência necessária diante do gol.
- Andreas gigante em campo -
Andreas Pereira, que sentiu a ira da torcida rubro-negra após cometer um erro decisivo na final da Libertadores do ano passado, cresceu no segundo tempo e manteve o Flamengo em vantagem.
Sem muitas opções no banco por conta de várias infecções por covid na véspera do jogo, o meio-campista assumiu o comando do jogo; criando jogadas no ataque e apoiando os zagueiros na cobertura contra um desesperado Tolima.
Na reta final do jogo, o atacante Pedro, que entrou nos acréscimos, quase ampliou em uma jogada de contra-ataque, mas seu chute foi para fora.
O Flamengo leva uma vantagem importante para jogar diante de sua torcida na próxima semana, mas todo cuidado é pouco.
Embora a virada fora de casa pareça uma missão difícil, o Tolima já venceu duas vezes no Brasil nesta edição da Libertadores (Atlético-MG e América-MG).
IBAGUE