Na altitude de mais de 3.500 metros (acima do nível do mar) na capital boliviana, o time cearense derrotou o The Strongest por 2 a 1 e deu um passo firme rumo às quartas de final do torneio.
Os donos da casa marcaram primeiro com um gol de Luciano Ursino (5), mas Erick aos 76 e Zé Roberto nos acréscimos (90+2) viraram o jogo.
A partida de volta será disputada no dia 6 de julho no Castelão, em Fortaleza.
Na Venezuela, Deportivo Táchira e Santos empataram em 1 a 1 o que deixa o confronto em aberto mas com o time brasileiro podendo decidir em casa.
Numa atuação fraca dos santistas, Angulo marcou aos 86 minutos, com assistência do uruguaio Carlos Sánchez, e conseguiu arrancar o empate para o Peixe.
Aos 30 minutos, um gol contra de Vinicuis Zanocelo havia colocado os anfitriões na frente. Com o gol na reta final, o Santos olha com otimismo para a revanche na Vila Belmiro.
Na Colômbia, o Deportivo Cali e o peruano Melgar ficaram no empate em 0 a 0 a uma semana do jogo de volta na altitude de Arequipa (2.300 metros acima do nível do mar).
A equipe peruana poderia até ter obtido um resultado melhor já que durante toda a partida pressionou os donos da casa, que terminaram com nove jogadores após duas expulsões nos minutos finais.
A terça-feira foi dia dos anfitriões: o Nacional derrotou o Unión de Santa Fe por 2 a 0 em Montevidéu e o Colo Colo venceu o Internacional de Porto Alegre em Santiago pelo mesmo placar.
--- Jogos de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana:
- Terça-feira
Em Montevidéu: Nacional (URU) - Unión (ARG) 2-0
Em Santiago: Colo Colo (CHI) - Internacional (BRA) 2-0
- Quarta-feira
Em La Paz: The Strongest (BOL) - Ceará (BRA) 1-2
Em Cali: Deportivo Cali (COL) - Melgar FC (PER) 0-0
Em San Cristóbal: Deportivo Táchira (VEN) - Santos (BRA) 1-1
- Quinta-feira
Em Quito: Independiente del Valle (EQU) - Lanús (ARG)
Em Santiago: Universidad Católica (CHI) - São Paulo (BRA)
Em Assunção: Olimpia (PAR) - Atlético-GO (BRA)
MONTEVIDÉU