(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA registrou inflação interanual de 6,3% em maio (índice PCE)


30/06/2022 10:59

Um importante índice que mede a inflação nos Estados Unidos mostrou que o aumento de preços se manteve estável em maio, enquanto o gasto dos consumidores desacelerou acentuadamente, de acordo com dados do governo divulgados nesta quinta-feira.

O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) ficou em 6,3% em doze meses, a mesma taxa do mês anterior, informou o Departamento de Comércio.

A tendência de estabilização pode ser um sinal de que os planos agressivos referentes às taxas de juros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) estão começando a ter efeito na contenção da inflação crescente, que atingiu seu nível mais alto em mais de 40 anos.

Os gastos das famílias aumentaram apenas 0,2%, menos da metade em relação a abril, à medida que os consumidores se retraem em meio ao aumento dos preços.

A maior economia do mundo sofre há meses com uma onda de inflação crescente, agravada pelo aumento dos preços da energia como resultado da invasão russa da Ucrânia.

Excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, o PCE subiu 0,3% no mês, o mesmo que em abril, e desacelerou ligeiramente para 4,7% ano a ano, segundo o relatório.

O índice de preços PCE é o indicador de inflação preferido do Fed, refletindo os gastos reais do consumidor, incluindo mudanças para itens de menor custo, ao contrário do mais conhecido índice de preços ao consumidor (IPC), que em maio subiu 8,6%.

O PCE também dá menos peso a itens como aluguel, veículos e passagens aéreas, que têm contribuído para o ritmo vertiginoso de alta do IPC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)