(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Holanda reduz voos em aeroporto de Amsterdã


24/06/2022 20:36

A Holanda anunciou nesta sexta-feira que irá limitar o número de voos no aeroporto Schiphol de Amsterdã a 440.000, frente à capacidade de 500.000 anterior à pandemia.

O governo explicou que desejava abordar "de forma prioritária a poluição sonora", embora tenha reconhecido que se tratava de "uma mensagem difícil para o setor da aviação".

A redução dos voos, que deve entrar em vigor em novembro do ano que vem, levará a "menos incômodos sonoros e menos emissões de CO2, de nitrogênio", apontou o governo em carta ao Parlamento.

"Muitas coisas ainda estão confusas", reagiu o aeroporto, um dos mais importantes da Europa, destacando que "correm-se riscos importantes envolvendo a qualidade da rede". Os moradores do entorno do aeroporto queixam-se do barulho e manifestaram preocupação com os efeitos da aviação em sua saúde, na natureza e no clima.

Para o Schiphol, trata-se de um novo revés, após anunciar dias atrás que limitaria o número de passageiros neste verão e cancelar voos, para evitar congestionamentos. Nas últimas semanas, longas filas foram vistas no aeroporto por falta de funcionários.

"Essa decisão repentina representa um duro golpe para a aviação, o emprego e a economia da Holanda", reagiu o diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)