(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Europol realiza operação na internet contra tráfico de refugiados ucranianos


23/06/2022 09:50

O escritório de polícia europeu anunciou nesta quinta-feira (23) que uma operação da União Europeia (UE) identificou suspeitos de tráfico de humanos capturando online vítimas vulneráveis ucranianas que fugiram da invasão de seu país.

Nove suspeitos de tráfico de humanos, nove possíveis vítimas e cerca de 42 plataformas suspeitas foram identificados em 23 de maio, disse a Europol em comunicado.

Neste dia de ação online, 93 investigadores se concentraram em "redes criminosas que preparam refugiados ucranianos para exploração sexual e trabalho por meio de sites da Internet e plataformas de mídia social", explicou a Europol.

Os agentes se concentraram em postos de monitoramento que ofereciam assistência aos refugiados como transporte, hospedagem e trabalho. Sites de namoro e recrutamento, bem como plataformas que oferecem serviços sexuais, também foram monitorados.

Muitas plataformas parecem estar tomando medidas significativas para combater seu uso indevido para o contrabando de refugiados ucranianos, observou a Europol.

"No entanto, as agências de aplicação da lei encontraram um número significativo de ofertas de trabalho suspeitas visando mulheres ucranianas, algumas das quais são descritas como 'sessões de fotos'", disse o escritório.

Autoridades judiciárias de 14 países da União Europeia participaram neste dia de ação online, liderado pela Holanda. Foram iniciadas 15 novas investigações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)