(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEIRUTE

Bombeiros controlam chamas em maior floresta de pinheiros do Líbano


08/06/2022 14:57

Os bombeiros conseguiram controlar nesta quarta-feira (8) um enorme incêndio que, segundo as autoridades, poderia ter sido provocado intencionalmente e foi declarado ontem na maior floresta de pinheiros do Líbano.

Após muitas horas lutando contra as chamas em condições difíceis, o fogo "foi controlado, mas a região atingida segue sob vigilância", disse à AFP o ministro de Meio Ambiente, Nasser Yassin, que viajou para a região.

O incêndio foi declarado na noite de terça-feira na região de Dinniyeh, no norte do país. Tanto o exército como grupos de bombeiros voluntários intervieram imediatamente para tentar salvar uma das maiores áreas florestais do Oriente Médio.

Nesta quarta-feira, o exército afirmou que enviou helicópteros à região e acrescentou que o combate ao incêndio seguiu por horas depois de seu início.

"Lamentavelmente, a temporada de incêndios florestais começa na floresta de Batramaz em Dinniyeh", disse Yassin.

"É possível que o incêndio tenha sido provocado", acrescentou o ministro, que pediu uma investigação das autoridades.

O Líbano enfrenta a pior crise financeira de sua história e carece de ferramentas e capacidades para combater os catastróficos incêndios florestais, que aumentaram nos últimos anos, em parte, devido ao aumento das temperaturas, uma consequência das mudanças climáticas.

O Estado libanês, afundado em escândalos de corrupção, tem necessitado constantemente de ajuda estrangeira para responder a essas catástrofes.

Em julho do ano passado, as autoridades precisaram de vários dias para apagar os incêndios que destruíram florestas de pinheiros no norte, causaram a morte de um bombeiro voluntário de 15 anos e forçaram muitas pessoas a abandonar suas casas.

A incapacidade do governo para fazer frente aos incêndios foi um dos motivos que levaram ao movimento de protesto conta a corrupção em 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)