(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Procurador-geral progressista de San Francisco é alvo de referendo


07/06/2022 22:26

os eleitores de San Francisco decidirão pela via eleitoral nesta terça-feira (7) se o procurador-geral da cidade é progressista demais, até mesmo para esta cidade liberal.

Chesa Boudin, procurador-geral do distrito, enfrenta um referendo alimentado pela percepção de que o crime e a população sem-teto aumentaram, problemas que impactam o que já foi uma das cidades com melhor qualidade de vida nos Estados Unidos.

Os críticos dizem que é culpa de Boudin e sua tentativa de reformar a polícia, bem como sua recusa em buscar a pena de morte e, em vez disso, tratar com medicamentos - em vez de punir - criminosos com problemas com drogas.

A tentativa de referendo reflete o crescente descontentamento em algumas cidades norte-americanas, onde os eleitores que tradicionalmente rejeitam a retórica linha-dura contra o crime da direita estão pedindo medidas mais drásticas.

Em Los Angeles, um procurador com visão semelhante corre o risco de ser demitido pela segunda vez; e em Seattle, os contribuintes estão irritados com o aumento de roubos e crimes violentos, em um momento em que o número de policiais na cidade foi reduzido por campanhas para "desfinanciar a polícia".

Eleito em 2019, Boudin, de 41 anos, tem um currículo fortemente progressista.

Seus pais eram radicais de Weather Underground, um grupo militante de esquerda, e foram presos por participar de uma ataque armado que resultou na morte de dois policiais.

Boudin trabalhou como tradutor para o falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez e a maior parte da carreira como defensor público.

Suas políticas no cargo -não processar crianças como adultos, perseguir agressivamente as infrações dos agentes da polícia e reduzir a população carcerária- são vistas como radicais nos Estados Unidos.

As estatísticas locais mostram que a criminalidade em geral não aumentou durante sua gestão, embora roubos estão em ascensão.

Mas alguns crimes como os assaltos a lojas de departamento e ataques à comunidade asiática ganharam visibilidade, somados à frustração geral pela pandemia.

Boudin disse ao jornal The Guardian que o referendo é uma iniciativa liderada por empresários de direita e autoridades não liberais "para minimizar e atacar promotores progressistas que conquistaram o eleitorado no país".

"A estratégia inclui a deslegitimação e a convocação de um referendo. É uma tática usada por pessoas que ficam de fora das eleições depois de expor suas opiniões sobre segurança pública e justiça."

Mas o referendo ganhou apoio no círculo íntimo de Boudin. Se o referendo for bem sucedido, há boatos de que o prefeito democrata de San Francisco, London Breed, nomeará um sucessor moderado.

Nesta terça-feira, várias cidades dos Estados Unidos vão votar nas primárias para decidir quais parlamentares e representantes locais e regionais disputarão o segundo turno em novembro, nas eleições presidenciais de meio de mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)