(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRASÍLIA

A selva do Vale do Javari, uma das mais densas do planeta


07/06/2022 19:13

A remota região amazônica brasileira onde os rastros do jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram perdidos no domingo é uma das selvas mais densas do planeta e abriga cerca de 20 grupos indígenas isolados.

Seguem alguns dados do Vale do Javari, uma imensa reserva indígena perto da fronteira com o Peru cujo isolamento a torna um refúgio para o tráfico de drogas, a caça clandestina, a extração ilegal de madeira e a mineração de ouro.

- Maior que a Áustria -

Criada em 2001, a Reserva Indígena do Vale do Javari cobre 85 mil km², uma superfície maior que a da Áustria.

Localizada no Amazonas, em uma área próxima da fronteira com o Peru, a reserva abriga cerca de 6.300 indígenas.

É a segunda maior reserva indígena do Brasil, atrás do território Yanomami, de 96 mil km².

- Refúgio indígena -

Acredita-se que 26 grupos indígenas vivem na reserva, incluindo 19 que tiveram pouco ou nenhum contato com o mundo exterior.

É um dos últimos refúgios dessas comunidades.

"O Vale do Javari abriga um número maior de tribos isoladas do que qualquer outro lugar no planeta", segundo a ONG Survival International.

- Selva profunda -

É uma lugar remoto e selvagem.

"Estamos falando de uma floresta tropical densa", declarou à AFP Fiona Watson, diretora do Survival International.

"Tudo é selva tropical, com muitos rios que a atravessam", completou.

Watson se lembra das dificuldades que enfrentou durante uma viagem para a região na década de 1990, quando o barco que transportava seu grupo ficou sem combustível.

"Tivemos que descer o rio flutuando, mas levaria dias por causa das curvas sinuosas do rio. Então um de nossos guias indígenas decidiu cortar o caminho como os pássaros fazem, atravessando os meandros", lembrou.

O guia finalmente voltou com combustível, mas a região é de difícil acesso, completou.

"A operação para localizar Bruno e Dom é um tremendo desafio", completou.

- Objetivo das invasões -

O afastamento tornou esta região atraente para os traficantes de drogas, que aproveitam a ausência do Estado e uma fronteira pouco vigiada entre dois países-chave para o narcotráfico.

Nos últimos anos, o território também viu um aumento "enorme" na extração ilegal de madeira, na mineração de ouro e na caça clandestina, alertou a Survival International.

"As invasões de terra e a violência associada a essas atividades ilegais representam uma grave ameaça", afirmou.

O fato do desaparecimento ter acontecido nesse contexto "faz com que a situação seja ainda mais preocupante", alertou a WWF Brasil.

- Patrulhas e conflitos -

Ex-coordenador-geral de Índios isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Pereira dedicou boa parte da carreira a lutar contra essas invasões, o que o tornou um alvo frequente de ameaças.

Ele ajudou comunidades indígenas a coordenar patrulhas em suas terras e estava a caminho de uma reunião com um líder local para tratar do tema quando despareceu ao lado de Phillips, segundo ativistas nativos.

O escritório da Funai na região, estabelecido para proteger os indígenas, foi atacado diversas vezes nos últimos anos. Em 2019, um funcionário da agência foi assassinado a tiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)