(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACRA

Cúpula da África Ocidental termina sem acordo sobre países com regimes golpistas


04/06/2022 16:34

Os líderes da África Ocidental reunidos neste sábado em Gana não conseguiram chegar a um acordo sobre as sanções aos regimes golpistas de Mali, Burkina Faso e Guiné, e voltarão a se encontrar em julho na capital ganense.

As decisões da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) "foram adiadas para uma reunião de cúpula aqui em Acra em 3 de julho", indicou um funcionário da presidência de Gana, que não quis ser identificado. Um participante do encontro confirmou que os chefes de Estado não chegaram a um acordo, "principalmente sobre o Mali".

Os líderes dos Estados membros da Cedeao haviam se reunido para decidir se aliviam ou endurecem as sanções contra esses países, onde militares tomaram o poder à força. A questão principal era se as duras medidas de retaliação impostas ao Mali em 9 de janeiro para frear o plano dos militares de governar por mais cinco anos seriam mantidas.

A África Ocidental foi cenário de uma sucessão de golpes de coronéis e tenentes-coronéis em menos de dois anos: um golpe de Estado em 18 de agosto de 2020 no Mali, outro em 5 de setembro de 2021 na Guiné, e mais um em 24 de janeiro de 2022 em Burkina Faso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)