(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Fábrica que desatou escassez de fómula infantil nos EUA retoma produção


04/06/2022 15:21

Uma fábrica de fórmula infantil para bebês, cujo fechamento acentuou a escassez do produto nos Estados Unidos, está retomando sua produção, disse neste sábado (4) a proprietária, a empresa farmacêutica Abbott.

A planta de Michigan cumpriu os requisitos sanitários iniciais do governo americano para a reabertura, informou a Abbott em nota. A fábrica foi fechada em fevereiro, após a morte de dois bebês, e provocou um recall voluntário de produtos por temores de uma possível contaminação bacteriana.

A fabricante, que controla 40% do mercado de leite em pó infantil nos Estados Unidos, disse que estava "trabalhando duro" para retomar também a produção de outra marca bastante popular entre as famílias americanas, a Similac, assim como do restante de seu portfólio.

"Entendemos a necessidade urgente de fórmula infantil e nossa primeira prioridade é levar leite seguro e de alta qualidade às famílias americanas", diz o comunicado.

Os EUA vinham experimentando problemas com o abastecimento de leite em pó infantil há algum tempo, vinculados à pandemia de covid-19, quando a Abbott anunciou o recall de produtos suspeitos de causar a morte de dois bebês, assim como o fechamento de sua fábrica, o que provocou uma grave escassez.

O grupo farmacêutico já se desculpou profusamente durante uma audiência no Congresso.

A agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA, conhecida pela sigla FDA, denunciou graves problemas sanitários na fábrica em questão. "Francamente, os resultados da inspeção [da planta] foram impactantes", declarou Robert Califf, titular da agência, durante a audiência de 25 de maio.

Para fazer frente à escassez, o governo de Joe Biden, acusado de reagir tarde demais, estabeleceu uma espécie de ponte aérea para transportar em aviões militares toneladas de fórmula infantil produzidas no exterior.

ABBOTT LABORATORIES


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)