(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Morre na Rússia suspeito do assassinato do ex-espião Litvinenko


04/06/2022 11:41

Dmitri Kovtun, acusado por Londres de ter envenenado fatalmente o ex-espião Alexandre Litvinenko em 2006, morreu na Rússia de uma doença ligada ao coronavírus, anunciou neste sábado um deputado russo também suspeito deste assassinato.

"Notícias tristes, meu amigo próximo Dmitri Kovtun morreu repentinamente como resultado de uma doença grave ligada ao coronavírus", disse Andrei Lugovoi, membro da câmara baixa do Parlamento russo, em sua conta no Telegram.

A agência de notícias estatal TASS, citando um amigo próximo do falecido, disse que Dmitri Kovtun morreu em um hospital de Moscou.

Em setembro de 2021, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) considerou a Rússia "responsável" pelo assassinato de Alexandre Litvinenko, envenenado com polônio 210 no Reino Unido em 2006, decisão denunciada por Moscou.

O TEDH considerou que havia "uma forte presunção" de que os autores do envenenamento apontados pela investigação britânica, Dmitri Kovtun e Andreï Lugovoi, "atuaram na qualidade de agentes do Estado russo".

Ex-agente da KGB e mais tarde do FSB, Alexandre Litvinenko foi expulso dos serviços de segurança russos por razões não verificáveis.

Ele recebeu asilo no Reino Unido em 2001 e continuou a expor corrupção e supostas ligações entre a inteligência russa e o crime organizado.

Ele morreu em 23 de novembro de 2006, dias depois de tomar chá com Dmitri Kovtun e Andrei Lougovoi em um hotel de Londres, onde foram encontrados vestígios significativos de polônio 210, uma substância radioativa extremamente tóxica.

Seu assassinato gerou uma grave crise entre o Reino Unido e a Rússia, que sempre negou qualquer envolvimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)