(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Duque confia em que aliança Colômbia-EUA seguirá além das mudanças políticas


02/06/2022 20:37

O presidente colombiano, Iván Duque, comemorou nesta quinta-feira (2) os 200 anos das relações diplomáticas entre seu país e os Estados Unidos e disse estar confiante de que essa aliança será mantida independentemente de qualquer mudança política.

"Somos aliados porque temos princípios e objetivos comuns, porque compartilhamos a democracia e porque compartilhamos também a segurança e ordem como valores democráticos", declarou Duque à imprensa durante uma visita em Washington.

"Então temos sempre que estar otimistas de que esse relacionamento permaneça nesse nível", acrescentou.

Duque respondeu assim quando perguntado sobre o futuro das relações bilaterais após a passagem ao segundo turno de dois candidatos da oposição às presidenciais da Colômbia, em 29 de maio.

O ex-guerrilheiro Gustavo Petro e o empresário Rodolfo Hernández se enfrentarão no segundo turno em 19 de junho, que será disputado sem representantes dos tradicionais partidos Conservador e Liberal.

O presidente colombiano também enfatizou que o vínculo bilateral, que completa dois séculos neste mês, tem sido "bipartidário" nos últimos 20 anos, pois se manteve independentemente da Casa Branca ou o Congresso estarem nas mãos de democratas ou republicanos.

"Esperamos que essa linha se mantenha", afirmou.

Impedido por lei a disputar a reeleição, Duque, afilhado político do ex-presidente de direita Álvaro Uribe, deixará o cargo em 7 de agosto após quatro anos no poder.

"As relações entre a Colômbia e os Estados Unidos estão no mais alto nível", disse o governo Duque em um comunicado nesta quinta-feira, enfatizando que o presidente colombiano foi recebido em março passado na Casa Branca por seu homólogo americano, Joe Biden.

Em seguida, Biden anunciou a declaração da Colômbia como um aliado estratégico extra-Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) dos Estados Unidos, o que lhe confere vantagens em questões financeiras, de segurança e cooperação.

No âmbito das comemorações, Duque inaugurou uma placa comemorativa na sede da embaixada da Colômbia em Washington e condecorou cidadãos americanos por sua contribuição nas relações entre os dois países.

Duque disse que a maioria dos condecorados trabalhou pela Colômbia nas útimas duas décadas, "quando o país passou de estar próximo de ser um Estado falido a se tornar uma democracia forte".

Entre eles estão Roberto Zoellick, ex-vice-secretário de Estado, ex-representante comercial dos Estados Unidos e ex-presidente do Banco Mundial; os ex-secretários da Defesa, William Cohen, e do Comércio, Carlos Gutiérrez, assim como a ex-legisladora republicana Illeana Ros-Lihtinen.

Duque também condecorou o congressista democrata Ruben Gallego, os senadores republicanos Roy Blunt e Rob Portman, e Eric Farnsworth, vice-presidente do fórum empresarial Conselho das Américas, entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)