(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia diz trabalhar para 'minimizar' impacto do embargo da UE ao petróleo


01/06/2022 08:57

Rússia está tomando medidas para "minimizar" o impacto do embargo sobre o petróleo russo acordado pela União Europeia, devido à guerra na Ucrânia - anunciou o Kremlin nesta quarta-feira (1º).

"Estas sanções terão um impacto negativo para Europa, para nós e para o conjunto do mercado energético mundial. Mas há uma reorientação [da economia russa] que nos permitirá minimizar as consequências negativas", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em entrevista coletiva.

Na segunda-feira (30), os líderes da União Europeia chegaram a um acordo sobre um embargo parcial das importações de petróleo russo até o fim do ano.

Bruxelas acredita que, com isso, privará a Rússia de uma parte da receita procedente do setor energético, a qual permite-lhe financiar a guerra na Ucrânia.

Esta medida faz parte do sexto pacote de sanções europeias, que também inclui a exclusão do sistema SWIFT de três bancos russos.

Moscou costuma relativizar o impacto das sanções ocidentais sobre sua economia.

Apesar do embargo parcial de petróleo, Rússia ainda conta com as exportações de gás para a Europa, muito mais importantes do que as de petróleo bruto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)