(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CANNES

'Ocidente não entende nada sobre o islã', diz diretor Tarik Saleh em Cannes


22/05/2022 15:18

"O Ocidente está obcecado pelo islã e, ao mesmo tempo, não entende nada sobre essa religião", afirmou o diretor sueco Tarik Saleh, filho de pai egípcio, cujo filme, "Boy from heaven", disputa a Palma de Ouro.

Quase cinco anos depois de "O incidente no Nile Hilton", o cineasta de 50 anos volta com um thriller político-religioso que denuncia o viés autoritário do presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, e mergulha no mundo do islã sunita.

Uma abordagem que remete a "O nome da rosa", romance adaptado para o cinema ambientado em uma abadia da Idade Média.

Coincidência? "Estava relendo este livro e me perguntei: 'E se contasse uma história deste tipo, mas no contexto muçulmano?'", lembrou o diretor em entrevista no sábado à AFP.

O filme documenta com precisão as doutrinas, opostas, desta corrente majoritária do islã, e oferece aos espectadores um olhar, do lado de dentro, de um mundo pouco conhecido.

"Acredito realmente que o Ocidente não entende nada do islã", insistiu Saleh, explicando ter uma relação "pessoal" com esta religião.

Assim como "O incidente no Nile Hilton", rodado no Marrocos, "Boy from heaven" não pôde ser filmado no Egito, mas sim na Turquia.

"Não voltei ao Egito desde 2015, nas filmagens de 'O incidente no Nile Hilton' e os serviços de segurança egípcios nos mandaram deixar o país. Desde então, sou um indesejável que, se colocar um pé em solo egípcio, será detido sem dúvida", assegurou.

Embora seja uma ficção, o filme tem uma base autobiográfica.

"De alguma forma, este filme é uma carta de amor ao Egito e uma homenagem a meus avós", destacou o diretor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)