Brian Kemp fez o anúncio ao lado do presidente da automotiva, Jay Chang, no local onde será construída a fábrica, perto de Savannah, elogiando os 8.000 empregos que se espera que o investimento vá gerar.
"Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas à Geórgia ao grupo automotivo Hyundai, enquanto forjamos juntos um futuro inovador", disse Kemp, segundo declaração entregue por seu gabinete.
O dirigente qualificou a fábrica como "o maior projeto de desenvolvimento econômico da história do nosso estado".
Espera-se que os fornecedores da Hyundai invistam um bilhão de dólares adicionais na fábrica, que terá capacidade anual de produzir 300.000 unidades, de acordo com o comunicado.
Os planos do início da construção são para janeiro de 2023 e espera-se que a fábrica esteja concluída no primeiro semestre de 2025.
"A nova fábrica de veículos elétricos é o futuro do nosso negócio e ajudará a atender à demanda crescente de nossos clientes nos Estados Unidos", disse Chang.
A Hyundai projetou que 27% de sua frota global seja elétrica dentro de sete anos e, ao incluir a produção de baterias, busca "estabelecer um abastecimento estável para as baterias dos veículos elétricos, assim como outros componentes no mercado americano", acrescenta o comunicado.
Biden chegou na quarta-feira à Coreia do Sul em uma viagem que visa a cimentar os laços econômicos com Seul. O presidente americano se reunirá com Chang no domingo, segundo a Casa Branca.
A fábrica da Hyundai será a segunda de veículos elétricos na Geórgia: a fabricante de caminhonetes elétricas Rivian já anunciou em dezembro que investirá cerca de 5 bilhões de dólares em sua segunda montadora nos Estados Unidos.
A Hyundai quer ser o terceiro maior provedor de veículos elétricos do mercado americano até 2026, mas enfrenta uma difícil concorrência da Tesla, que domina o mercado, e dos fabricantes tradicionais, como General Motors e Ford, que planejam investir bilhões de dólares para aumentar sua oferta de elétricos nos próximos anos.
HYUNDAI MOTOR
Rivian
TESLA MOTORS
GENERAL MOTORS
FORD MOTOR
Publicidade
WASHINGTON
Hyundai vai construir fábrica de carros elétricos nos EUA por US$ 5,5 bi
Publicidade
