(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OTTAWA

Canadá proibirá Huawei de suas redes 5G, diz governo


19/05/2022 19:41

O Canadá proibirá a companhia chinesa de telecomunicações Huawei de lançar sua rede 5G no Canadá, disseram ministros do governo nesta quinta-feira (19).

A medida tão esperada segue movimentos semelhantes realizados por Estados Unidos e outros aliados-chaves, e chega após uma disputa diplomática entre Ottawa e Pequim em torno da prisão, em 2018, de uma executiva da Huawei em Vancouver, a pedido dos EUA, que já foi resolvida.

Washington advertiu sobre as implicações de segurança de oferecer acesso à empresa chinesa de infraestruturas-chave de telecomunicações que poderiam ser usadas para espionagem.

Por outro lado, tanto a Huawei como Pequim rechaçaram essas alegações.

O ministro da Indústria canadense, Francois-Philippe Champagne, e o da Segurança Pública, Marco Mendicino, fizeram o anúncio em uma coletiva de imprensa.

"Hoje anunciamos nossa intenção de proibir a inclusão de produtos e serviços de Huawei e ZTE nos sistemas de telecomunicações do Canadá", disse Champagne.

"As empresas de telecomunicações no Canadá não poderão incluir em suas redes produtos ou serviços que coloquem em risco a nossa segurança nacional", acrescentou.

"Aqueles provedores que já tenham instalado este equipamento estarão obrigados a deixar de utilizá-lo e retirá-lo", assinalou.

O Canadá analisou o assunto durante vários anos, atrasando repetidamente uma decisão que era esperada pela primeira vez em 2019.

O governo canadense manteve silêncio sobre o tema depois que a China deteve dois canadenses, o diplomata Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor, um episódio que observadores consideraram uma represália pela prisão da executiva Meng Wangzhou em dezembro de 2018 a pedido dos Estados Unidos.

Os três foram libertados em setembro de 2021 depois que Meng chegou a um acordo com os promotores americanos sobre as acusações de fraude, colocando fim à sua luta pela extradição.

As redes sem fio de quinta geração (5G) oferecem a seus usuários conexões on-line mais rápidas e com maior capacidade de dados.

Mendicino disse que a inovação "representa uma grande oportunidade para a concorrência e o crescimento", mas "também traz riscos".

"Há muitos atores hostis que estão prontos para explorar vulnerabilidades" nas redes de telecomunicações, acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)