(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Ex-diretor financeiro da IRB Brasil é acusado de fraude nos EUA


18/04/2022 16:10

O ex-diretor financeiro da resseguradora IRB Brasil Resseguros SA, listada na Bolsa, foi acusado nesta segunda-feira (18) nos Estados Unidos de aumentar o preço das ações, divulgando informações falsas, segundo um comunicado do Departamento da Justiça.

Segundo documentos judiciais, Fernando Passos, de 39 anos, é acusado de implementar um esquema de fraude desde fevereiro de 2020, depois que uma empresa de investimento publicou um relatório que questionava o status financeiro da empresa, também conhecida como IRB Brasil RE (IRB).

O relatório fez o preço das ações cair. Em resposta, Passos teria desenvolvido e aplicado um plano para enganar os acionistas e investidores, divulgando informações falsas que afirmavam que a empresa de investimentos americana Berkshire Hathaway investiu na IRB, diz o comunicado.

Passos falsificou documentos e levou à imprensa, aos diretores do IRB e aos investidores da empresa a informação de que Berkshire Hathaway comprou 28 milhões de ações, acrescenta.

Os veículos de comunicação locais e internacionais divulgaram a informação falsa até que, em 3 de março de 2020, Berkshire Hathaway emitiu um comunicado afirmando que não era acionista da IRB e nunca teve a intenção de ser.

No dia seguinte, o preço das ações da IRB caiu, o que provocou prejuízos consideráveis aos acionistas da empresa em todo o mundo.

Passos responderá a uma acusação de fraude de valores mobiliários e três acusações de fraude eletrônica. Se for considerado culpado, ele pode pegar até 20 anos de prisão por cada uma delas. Ele está foragido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)