(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Europol envia equipes a países europeus vizinhos da Ucrânia


01/04/2022 08:57

A Agência Europeia de Polícia, a Europol, informou nesta sexta-feira ter enviado equipes para a fronteira com a Ucrânia a países vizinhos para lutar contra a ação de criminosos e "terroristas" que tentam entrar na União Europeia junto ao fluxo de refugiados.

"Com a intenção de proteger a União Europeia e os refugiados ucranianos contra as ameaças criminosas, a Europol deslocou equipes de operação nos países vizinhos da Ucrânia, declarou a agência em um comunicado.

A pedido destes países, a Europol dispõe agora de agentes na Lituânia, Polônia, Romênia, Eslováquia e Moldávia, e, em breve, na Hungria.

Compostas por especialistas da Europol e de funcionários de outros órgãos, essas equipes vão ajudar as autoridades nacionais nos controles secundários de segurança e nas investigações nas fronteiras externas europeias.

Estão ali para obter informações sobre o terreno e "identificar os criminosos e terroristas que tentam entrar na UE junto ao fluxo de refugiados", explicou a Europol.

"Esses controles de segurança secundários são uma ferramenta importante para gerenciar a chegada massiva de refugiados que fogem da Ucrânia", continuou a agência.

A Europol havia enviado equipes similares a pedido dos Estados membros da UE aos países afetados pela chegada de migrantes às margens do Mediterrâneo em 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)