(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Cruz Vermelha não sabe se retirada de civis de Mariupol acontecerá nesta sexta-feira


01/04/2022 06:35

A Cruz Vermelha Internacional afirmou que ainda não está confirmado se a retirada de civis da cidade sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia, poderá acontecer nesta sexta-feira.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou que sua equipe no local tem três veículos e nove funcionários em Zaporizhzhia para seguir até Mariupol.

"Há muitas partes em ação e não foram resolvidos todos os detalhes para ter certeza de que isto acontecerá com a segurança adequada (...) Ainda não está claro se acontecerá hoje", afirmou Ewan Watson, porta-voz do CICV, em Genebra.

"Nossa esperança é que ainda possamos começar a operação de retirada hoje. É uma estrada muito longa entre Zaporizhzhia e Mariupol", comentou.

A distância entre as cidades é de 226 quilômetros e a viagem demorava mais de três horas em condições normais, antes do início da guerra em 24 de fevereiro.

"A população precisa desesperadamente da passagem segura", disse Watson.

No momento, o CICV não está autorizado a levar ajuda a Mariupol, segundo Watson. Ele afirmou que os caminhões de ajuda estão prontos para seguir até a cidade assim que receberem a permissão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)