UAI
Publicidade

Estado de Minas FRANKFURT

Alemanha ativa plano emergencial para garantir fornecimento de gás


30/03/2022 12:20

A Alemanha ativou, nesta quarta-feira (30), o primeiro nível de seu plano de emergência para garantir o abastecimento de gás diante das ameaças de suspensão do fornecimento russo, anunciou o ministro da Economia.

"Foi aberto um setor de crise no ministério" para supervisionar a situação, após o G7 recusar a exigência russa de pagar em rublos, explicou Robert Habeck em uma coletiva de imprensa.

O plano de emergência possui três níveis de alerta e, no momento, "a segurança de fornecimento" de gás está garantida na Alemanha, explicou.

As reservas se encontram, atualmente, em 25% de suas capacidades, acrescentou o ministro, que alerta que se as entregas forem suspensas vai haver "graves consequências", mas que o país pode "encará-las".

"Atualmente, o gás e o petróleo chegam de acordo com os pedidos e a medida tomada hoje (quarta) é preventiva", apontou Habeck.

Somente no terceiro nível de alerta, o mais elevado, será necessária a intervenção do Estado "no mercado para "regular" a distribuição.

Em uma medida similar, a Áustria ativou o primeiro nível de alerta para "garantir o abastecimento de gás nos lares e empresas", informou o chefe de governo, Karl Nehammer.

O Kremlin insistiu, na terça-feira, no pagamento em rublos do gás russo vendido à Europa, rejeitando as críticas do G7, que considera a exigência algo inaceitável.

Na quinta-feira, o governo russo, o Banco Central e a gigante do setor de energia russa Gazprom devem apresentar ao presidente Vladimir Putin um relatório sobre a implementação de um sistema de pagamento em rublos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade