(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENAS

Grécia se oferece para reconstruir maternidade ucraniana de Mariupol


18/03/2022 12:06

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, declarou nesta sexta-feira (18) que está disposto a reconstruir a maternidade em Mariupol, cidade sitiada no sul da Ucrânia, que foi bombardeada há alguns dias.

"A Grécia está disposta a reconstruir a maternidade de Mariupol, o centro da minoria grega na Ucrânia, uma cidade querida para nós e transformada no símbolo da barbárie da guerra", escreveu o primeiro-ministro no Twitter.

Na semana passada, a maternidade e o hospital pediátrico, localizados no mesmo prédio em Mariupol, foram bombardeados, matando três pessoas, incluindo uma criança.

O cônsul grego em Mariupol, Manolis Androulakis, que até poucos dias estava escondido em um porão da cidade, foi evacuado para a Moldávia no início da semana.

Com mais de 100.000 pessoas, a comunidade étnica grega em Mariupol lamenta pelo menos 10 mortes desde o início da guerra.

Esta diáspora vem principalmente dos "gregos pônticos", populações cristãs de língua helênica das cidades ao redor do Mar Negro.

Mais de 11.000 refugiados ucranianos, incluindo mais de 3.000 menores, chegaram à Grécia desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)