(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas KIEV

Ucrânia acusa Rússia de violar cessar-fogo e adia evacuação de cidade

Prefeitura de Mariupol, porto estratégico ucraniano cercado pelas forças russas, informou que o adiamento da retirada de civis ocorreu por razões de segurança


05/03/2022 08:26 - atualizado 05/03/2022 09:29

População lota estação em Kiev na tentativa de embarcar em trem para escapar da invasão russa
População lota estação em Kiev na tentativa de embarcar em trem para escapar da invasão russa (foto: Sergei CHUZAVKOV / AFP)
A retirada dos habitantes de Mariupol, porto estratégico ucraniano cercado pelas forças russas e seus aliados, foi adiada por múltiplas violações russas do cessar-fogo, acusou a prefeitura da cidade neste sábado.

Leia: Cessar-fogo: Rússia permite corredores humanitários na Ucrânia

A retirada de civis, que deveria começar antes do meio-dia (horário local), "foi adiada por razões de segurança" porque as forças russas "continuam bombardeando Mariupol e seus arredores", afirmou a prefeitura no Telegram.

O município pediu aos civis que estavam reunidos nos pontos de saída da cidade que "retornem para os refúgios".

"Negociações estão em curso com a Rússia para estabelecer um (cessar-fogo) e garantir a instalação de um corredor humanitário", acrescentou.

Na manhã de sábado, o ministério russo da Defesa anunciou a entrada em vigor de um cessar-fogo a partir das 7H00 GMT (4H00 de Brasília) para permitir que os civis de Mariupol e da cidade de Volnovakha, 60 quilômetros ao norte, possam deixar a área de conflito.

Leia: 10º dia de invasão: Rússia tenta dominar pontos mais importantes da Ucrânia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)