(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RÚSSIA X UCRÂNIA

ONU: Brasil fala em preocupação com risco de acidente nuclear na Ucrânia

Durante sessão extraordinária da Assembleia Geral da ONU, embaixador brasileiro manifestou preocupação com as consequências de um acidente nuclear


04/03/2022 16:25

Imagem de incêndio em reator da usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia
Incêndio foi registrado próximo a reator desativado da maior usina nuclear da Europa (foto: Reprodução / Redes Sociais)
Em manifestação feita nesta sexta-feira (4/3), durante sessão extraordinária da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, manifestou preocupação com as consequências que um acidente nuclear na Ucrânia traria "para todos os seres humanos e ao meio ambiente".

 

 


Para o diplomata, há risco iminente de uma explosão de grandes proporções na usina nuclear de Zaporizhzhia, tomada durante a madrugada de confrontos na Ucrânia. "A questão da segurança das instalações nucleares devem ser emergenciais. Radiação. Não sabe onde começa a Rússia ou onde termina a Ucrânia", pontuou. 

Especialistas internacionais estimam que o impacto de uma explosão poderia ser equivalente a 10 vezes o do acidente de Chernobyl, mesmo reconhecendo que a usina de Zaporizhzhia é mais segura. "Fazemos um apelo para que Rússia e Ucrânia façam conversações rumo à paz", finalizou o embaixodor. 

Conflito

 

A Rússia tomou, nesta sexta-feira, o controle da usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa. Neste nono dia da invasão russa, a Ucrânia reconheceu a tomada da região pelas tropas de Vladimir Putin. Apesar do risco de explosão, ucranianos e americanos não detectaram vazamento radioativo.

"O território da central nuclear de Zaporizhia está ocupado pelas Forças Armadas da Federação Russa", afirmou a agência estatal ucraniana. "Não foram registradas mudanças no nível de radiação. Funcionários operacionais controlam os blocos de energia e garantem seu funcionamento de acordo com as exigências das regulamentações técnicas e de segurança", completa o texto.

Zaporizhia fica 150 quilômetros ao norte da península da Crimeia. De acordo com o governo de Kiev, mísseis russos atingiram um edifício e um laboratório do complexo. As chamas foram controladas antes que houvesse uma explosão. Segundo o governo ucraniano, nas redes sociais, não houve vítimas no ataque. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)