(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Jurado do caso Ghislaine Maxwell será interrogado em Nova York


25/02/2022 15:48

Um membro do júri que considerou a britânica Ghislaine Maxwell culpada de tráfico de menores será questionado pela justiça, por ter escondido no processo de seleção que havia sido vítima de abuso sexual quando criança.

Em dezembro, o júri considerou Maxwell culpada de traficar de menores para o bilionário Jeffrey Epstein, que cometeu suicídio na prisão, após seu julgamento em Nova York.

A defesa de Maxwell pediu um novo julgamento em janeiro após o jurado Scotty David dizer a repórteres que havia convencido outros colegas de que Maxwell, 60 anos, deveria ser condenada, contando a eles sobre suas próprias experiências como vítima de abuso sexual.

A juíza Alison Nathan rejeitou o pedido, dizendo que primeiro deve ser determinado se David, conhecido como jurado 50, denunciou o abuso no questionário de seleção do júri.

De acordo com um documento do tribunal divulgado na quinta-feira, o homem marcou "não" na caixa de resposta à pergunta "Você ou um amigo foi vítima de assédio, abuso ou agressão sexual?"

Nathan disse que questionará David, sob juramento, em 8 de março.

"O possível erro não é que alguém com histórico de abuso sexual pode ter servido no júri", escreve. "Em vez disso, é a possível falha em responder com sinceridade às perguntas durante o processo de seleção do júri que pediu essas informações para que qualquer possível viés pudesse ser explorado".

A seleção do júri é fundamental para os julgamentos criminais dos Estados Unidos, com promotores e advogados de defesa disputando para selecionar jurados que eles acham que simpatizarão com seu caso.

Muitos especialistas jurídicos dizem que muitos casos podem ser ganhos ou perdidos nesta etapa.

Espera-se que Nathan pergunte a David se ele intencionalmente respondeu incorretamente para influenciar o julgamento ou cometeu um erro.

Nas entrevistas, o jurado, de 35 anos, disse que ajudou a convencer outros colegas que tinham dúvidas sobre as acusações de duas das principais acusadoras, "Jane" e "Carolyn".

Ressaltou também que não se lembrava se lhe perguntaram no questionário sobre alguma experiência pessoal de abuso, embora tenha esclarecido que nesse caso teria dito a verdade.

Maxwell foi considerada culpada em cinco das seis acusações. A data da sentença foi marcada para 28 de junho e ela enfrenta a possibilidade de prisão perpétua.

Na semana passada, o príncipe britânico Andrew, amigo de Maxwell, fechou um acordo em um processo de abuso sexual com Virginia Giuffre, que disse ter sido traficada por Epstein e sua companheira de longa data.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)