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Estado de Minas GENEBRA

Suíços aceitam limitar quase toda publicidade de cigarro


13/02/2022 11:38

Os suíços votaram, neste domingo (13), a favor de proibir quase toda publicidade de cigarro - conforme os primeiros resultados de uma consulta que mostram que 54% dos eleitores aprovaram esta iniciativa.

A Chancelaria federal dá o "Sim" como vencedor, com 54%, assim como na maioria dos cantões. É necessária a maioria em ambos os níveis para se poder aprovar a iniciativa popular.

Os resultados finais são esperados ao anoitecer.

"Estamos extremamente felizes", disse à AFP Stefanie De Borba, da Liga Suíça contra o Câncer, com a publicação dos primeiros resultados.

"As pessoas entenderam que a saúde é mais importante do que os interesses econômicos", completou.

Uma em cada quatro pessoas é fumante no país.

Até então, a Suíça contava com uma legislação muito permissiva em relação à publicidade do cigarro, sobretudo, graças ao forte lobby das maiores empresas mundiais do setor.

Em nível nacional, apenas anúncios de rádio e televisão e mensagens dirigidas especificamente para menores são proibidos.

A maior empresa de cigarro do mundo, a Philip Morris International (PMI), que, assim como a British American Tobacco e a Japan Tobacco, tem sede na Suíça, financiou a campanha do "Não", contra a proibição, e considera a medida "extrema".

Também de acordo com os primeiros resultados, com quase 80% dos votos, os suíços se recusaram a proibir testes de laboratório com animais e humanos.

A população já rejeitou três vezes uma iniciativa sobre o tema: em 1985, 1992 e 1993.

Além disso, os eleitores registrados no cantão da cidade da Basileia, muito conhecido por seu zoológico, assim como por seus grupos farmacêuticos, teriam rejeitado, com 75%, uma proposta destinada a garantir direitos fundamentais aos primatas não humanos.

JAPAN TOBACCO

BAT - BRITISH AMERICAN TOBACCO

PHILIP MORRIS INTERNATIONAL


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