(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABU DHABI

Chelsea vence Palmeiras na prorrogação (2-1) e conquista o Mundial de Clubes


12/02/2022 17:33
436

Não foi dessa vez que o torcedor palmeirense pôde soltar o grito de "campeão do mundo". Com um pênalti convertido pelo alemão Kai Havertz no segundo tempo da prorrogação (117), o Chelsea conquistou o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história ao vencer o Palmeiras por 2 a 1 neste sábado, em Abu Dhabi.

Nos 90 minutos regulamentares, o belga Romelu Lukaku colocou os ingleses na frente no início da segunda etapa com uma bela cabeçada (54), mas Raphael Veiga empatou de pênalti 10 minutos depois para o atual campeão da Libertadores, que novamente não conseguiu vencer seu primeiro Mundial.

O Palmeiras disputou o torneio no ano passado e foi eliminado nas semifinais pelo mexicano Tigres (1-0).

Em 1999, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o time paulista foi derrotado na final do então 'Mundial Interclubes' (disputada entre o campeão da Libertadores e o campeão da Champions) pelo Manchester United que venceu por 1 a 0, graças a um gol de Roy Keane.

Neste sábado, Havertz, que já havia sido o herói na final da Liga dos Campeões contra o Manchester City, vibrou por mais uma vez brilhar em uma decisão. "É incrível. Depois de campeões da Europa, agora somos campeões do mundo. Parece melhor", disse Havertz ao Channel 4.

"Eu estava nervoso (pelo pênalti), tenho que ser honesto. É um pênalti grande. É uma loucura. Foi bom manter os nervos. Estou muito feliz. Sempre sonhava com isso quando era criança. É uma sensação incrível para mim", acrescentou o alemão.

O sonho dos brasileiros desvaneceu a poucos minutos do fim, quando o árbitro australiano Chris Beath consultou o VAR para conferir um possível toque de mão dentro da área de Luan e acabou marcando o pênalti que foi convertido por Havertz.

Em um final trágico para o zagueiro, Luan foi expulso nos acréscimos por dar uma entrada dura em Havertz quando o atacante alemão corria sozinho na direção do goleiro Weverton (120+6).

O técnico Abel Ferreira elogiou sua equipe, apesar da derrota: "Conseguimos ser corajosos, ter calma, jogar, atacar o nosso adversário, uma equipe que tem muita qualidade individual. Mas nós conseguimos igualar com nosso jogo coletivo e o jogo foi decidido em um detalhe. Então quero dar meus parabéns a meus jogadores. Estou muito ogulhoso".

Atual bicampeão da Libertadores, o Palmeiras fica sem o sonho de escrever seu nome na lista de campeões do Mundial de Clubes da Fifa, ao lado de Corinthians, São Paulo e Inter de Porto Alegre.

- Domínio europeu -

Já o Chelsea, com esta vitória, manteve o domínio europeu no Mundial de Clubes.

A última vez em que houve uma derrota de uma equipe europeia foi em 2012, quando o próprio time londrino perdeu a final para outro brasileiro, o Corinthians.

O Chelseao pode se gabar de ter conquistado todos os títulos possíveis desde a chegada do russo Roman Abramovich, que comprou o clube em 2003.

E os 'Blues' são o terceiro time inglês a vencer o Mundial de Clubes depois de Liverpool e Manchester United.

Mas o Chelsea não terá muito tempo para comemorações, já que em menos de duas semanas jogará contra o Lille na ida das oitavas de final da Liga dos Campeões (22 de fevereiro), além da final da Copa da Liga contra o Liverpool (dia 27), o jogo da quinta fase da FA Cup contra o Luton (2 de março) e um jogo da Premier League contra o Crystal Palace (19 de fevereiro) para tentar diminuir a distância em relação ao líder Manchester City (16 pontos).

Ou seja, a equipe de Thomas Tuchel terá disputado cinco jogos de diferentes competições neste período.

O técnico alemão pôde assistir ao jogo deste sábado em Abu Dhabi depois de ter perdido a semifinal por ter que ficar em Londres após ter testado positivo para covid-19.

"Em nenhum momento paramos de tentar, aproveitamos a nossa chance, não desistimos. Tínhamos conseguido a vantagem e depois a perdemos, mas nunca nos desanimamos. Então foi merecido, embora tenha havido um pouco de sorte de marcarmos tão tarde, obviamente", disse o treinador.

Outro destaque da final foi o goleiro Edouard Mendy, que menos de uma semana depois de vencer a Copa Africana de Nações com o Senegal, recuperou este sábado a titularidade no lugar do espanhol Kepa Arrizabalaga e conseguiu erguer mais um troféu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)