(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Israel terá sistema antimísseis a laser dentro de um ano (premier)


01/02/2022 19:31

Israel terá um novo sistema antimísseis a laser dentro de um ano, anunciou nesta terça-feira (1) o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett.

Na abertura de uma conferência anual do Centro de Pesquisas de Segurança Nacional (INSS), Bennett apresentou este projeto, "que permitirá a médio e longo prazos cercar Israel de uma muralha a laser que o proteja de mísseis, foguetes, drones e outras ameaças".

O Ministério da Defesa israelense anunciou em junho ter usado um laser aéreo em uma série de testes.

Este novo sistema, instalado a bordo de uma pequena aeronave civil, permite alcançar objetos como "drones, projéteis, foguetes, mísseis balísticos", segundo Yaniv Rotem, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Defesa israelense.

Bennett afirmou que estará pronto "dentro de um ano" e explicou que o atual sistema antimísseis Domo de Ferro custava dezenas de milhares de dólares e que a nova tecnologia permite economizar e reforçar a segurança de Israel.

"Com a possibilidade de interceptar um míssil com um único impulso elétrico que custa alguns poucos dólares, poderemos eliminar a ameaça iraniana das nossas fronteiras", assegurou Bennett.

Também sugeriu que esta tecnologia poderia servir a outros países da região "igualmente expostos às graves ameaças do Irã e seus aliados".

O primeiro-ministro israelense reiterou, por outro lado, sua oposição a um eventual acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

"Nenhum acordo nos impedirá de assegurar a defesa de Israel", afirmou.

Israel, considerado a única potência nuclear do Oriente Médio, teme ver o Irã, seu inimigo declarado, se tornar em breve em um país de "umbral nuclear", ou seja, com material suficiente para produzir uma bomba atômica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)