(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUXEMBURGO

Após denúncia de plágio, premier de Luxemburgo renuncia a diploma universitário


01/02/2022 17:55

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, anunciou nesta terça-feira (1) que renunciou a um título de pós-graduação obtido na Universidade de Nancy, na França, em 1999, após ser acusado de plágio.

Bettel explicou que tomou a decisão para "evitar qualquer dúvida sobre os méritos" do Programa de Estudos Aprofundados (DEA) e "evitar a perda de confiança no trabalho da academia".

"Lamento esta decisão e peço à Universidade que aceite minhas desculpas e minha decisão", disse em nota o político liberal que lidera o Grão-Ducado desde 2013.

Uma investigação jornalística do portal reporter.lu denunciou em outubro que mais de "três quartos" da monografia apresentada em 1999 por Bettel sobre a reforma do sistema eleitoral do Parlamento Europeu continham citações não atribuídas.

Na segunda-feira, Bettel foi informado pela Universidade de Nancy que ele tinha que retomar sua tese e suplementar o trabalho para manter seu diploma, disseram as duas partes.

Em um comunicado, a Universidade explicou que, após uma investigação, o aluno foi solicitado a "retomar seus arquivos do DEA o mais rápido possível para incluir todas as referências ausentes e adaptá-la às práticas atuais de citação".

Após as acusações que surgiram no ano passado, o dirigente desculpou-se referindo-se a erros juvenis e disse que tinha escrito esta obra "há mais de 20 anos", sem consciência do erro que cometeu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)