(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Presidente da França quer acelerar negociação sobre acordo nuclear com Irã


30/01/2022 09:23

O presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu na "necessidade de acelerar" as negociações para obter avanços sobre o acordo nuclear com o Irã, durante uma conversa telefônica no sábado com o colega iraniano Ebrahim Raisi.

Macron "reiterou sua convicção de que uma solução diplomática é possível e imperativa" sobre o acordo nuclear e afirmou que isto "exigirá compromissos claros e suficientes de todas as partes", afirmou a presidência francesa em um comunicado.

"Vários meses após a retomada das negociações em Viena, ele insistiu na necessidade de acelerar para alcançar rapidamente avanços concretos", completa o texto.

Durante uma longa conversa com o presidente iraniano, Macron destacou a "necessidade de que o Irã demonstre uma abordagem construtiva e retorne ao pleno cumprimento de suas obrigações".

A presidência iraniana afirmou, em um comunicado, que "nas negociações, a República Islâmica tem demonstrado sua vontade e seriedade para alcançar um acordo, e qualquer esforço da outra parte neste sentido deve incluir a suspensão das sanções, a verificação e garantias significativas".

O diálogo para salvar o acordo, que começou em abril do ano passado em Viena e foi retomado no fim de novembro após uma interrupção de cinco meses, foi pausado na sexta-feira. Os diplomatas retornaram a seus países para consultas e para receber instruções, antes de novos encontros na próxima semana.

O acordo, assinado em 2015 entre Irã, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, determinava a suspensão progressiva das sanções internacionais contra a República Islâmica em troca de uma limitação drástica de seu programa nuclear.

Mas em 2018, o governo dos Estados Unidos, presidido na época por Donald Trump, se retirou de forma unilateral do acordo e voltou a adotar sanções econômicas contra o Irã, que em resposta deixou de cumprir progressivamente seus compromissos na área nuclear.

A chegada à Casa Branca de Joe Biden permitiu a retomada das discussões. Washington participa de maneira indireta nas negociações, com a União Europeia e as outras partes atuando como mediadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)