(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TAIPÉ

Vice-presidentes dos EUA e Taiwan conversaram durante posse da presidente de Honduras


28/01/2022 06:52

Os vice-presidentes de Taiwan e dos Estados Unidos conversaram por alguns minutos durante a cerimônia de posse da nova presidente de Honduras, informa a imprensa estatal taiwanesa.

O encontro provavelmente aumentará a tensão entre Estados Unidos e China, que considera Taiwan, um território com governo autônomo, como parte do país.

O estatuto de Taiwan é uma das questões mais delicadas nas relações de Pequim com Washington.

O vice-presidente de Taiwan, William Lai, e sua colega dos Estados Unidos, Kamala Harris, fizeram "uma simples saudação" na qual ambos "conversaram brevemente" durante a cerimônia de posse da presidente de Honduras, Xiomara Castro, afirmou a Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA).

Lai afirmou que agradeceu aos Estados Unidos, em nome de Taiwan, "o forte apoio", segundo a CNA.

O governo dos Estados Unidos não reconhece oficialmente Taiwan, mas a ilha tem o apoio dos dois partidos (Democrata e Republicano) no Congresso.

O governo chinês se opõe a "qualquer forma de interação oficial entre os Estados Unidos e Taiwan", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

"Taiwan é apenas uma província da China, não há nenhum suposto vice-presidente para uma província", disse.

O governo dos Estados Unidos "deve levar a sério a posição e as preocupações da China e parar de ter qualquer contato oficial com Taiwan, e não enviar nenhum sinal errado às forças independentistas de Taiwan", acrescentou.

Ao mesmo tempo, o gabinete presidencial de Taiwan não comentou o encontro e informou apenas que Lai "falou com os representantes de vários países e interagiu com eles de forma natural".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)