(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Geleiras derretem mais rápido quando desembocam em um lago, diz estudo suíço


27/01/2022 15:08

As geleiras estão encolhendo devido ao aquecimento global, mas encolhem mais rapidamente se fluírem para um lago, de acordo com um estudo financiado pelo Fundo Nacional Suíço (SNF).

Os cientistas analisaram em detalhe a situação com os glaciares de montanha, indicou a FNS em um comunicado, a principal instituição suíça para a promoção da investigação científica.

O estudo abrangeu 319 geleiras no Himalaia e cuja área ultrapassava três quilômetros quadrados, um quinto dos quais formam lagos.

As geleiras desta região alimentam grandes rios como o Ganges e o Brahmaputra e contribuem para o abastecimento de água de 500 milhões de pessoas.

Imagens de satélite infravermelho tiradas entre 2017 e 2019 revelaram que as geleiras que terminam em um lago se moviam a uma velocidade média de 20 metros por ano, ou seja, duas vezes mais rápido que as demais.

"Esses resultados são muito importantes para prever a disponibilidade de água", explica o responsável pelo estudo, Tobias Bolch, da Universidade de Saint Andrew, na Escócia, que já havia realizado pesquisas por muitos anos na Universidade de Zurique.

Quando as geleiras fluem mais rápido, as reservas de água armazenadas na forma de gelo se esgotam mais rapidamente.

Os resultados também são importantes, pois permitem um melhor cálculo da velocidade de enchimento dos lagos e estabelecem a partir de quando a barragem formada pela morena (acúmulo de blocos e escombros rochosos desprendidos de uma geleira) corre o risco de quebrar e causar uma onda gigante no lago.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)