(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

Erdogan anuncia visita do presidente israelense Herzog à Turquia em fevereiro


26/01/2022 18:38

O presidente israelense, Isaac Herzog, fará uma visita oficial à Turquia "no início de fevereiro", anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira (26), destacando a oportunidade de relançar as conturbadas relações entre os dois países.

"Esta visita pode abrir um novo caminho nas relações entre a Turquia e Israel", declarou Erdogan em entrevista à televisão turca NTV, acrescentando que está pronto para "dar passos em direção a Israel em todos os campos".

Os laços entre Ancara e Israel se deterioraram após o incidente "Mavi Marmara" em 2010, quando as forças israelenses lançaram um ataque mortal a um navio turco que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Ambos os países chamaram de volta seus respectivos embaixadores em 2018, depois que manifestantes palestinos foram mortos em Gaza.

Mas em novembro passado Erdogan teve uma reunião por telefone com Herzog e o primeiro-ministro Naftali Bennett, o primeiro encontro entre um premier judeu e o líder turco desde 2013.

Esse contato ocorreu horas após a liberação e retorno ao seu país de um casal de turistas israelense acusado de espionagem e detido por uma semana na Turquia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)