(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Otan descarta a retirada de tropas da Bulgária e da Romênia, como exige Rússia


21/01/2022 17:04

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rejeitou nesta sexta-feira (21) a exigência da Rússia de retirar suas tropas da Bulgária e da Romênia, disse a porta-voz da Aliança.

"As exigências da Rússia criariam membros da Otan de primeira e segunda classe e não podemos aceitar isso", disse a porta-voz Oana Lungescu, acrescentando que a aliança militar transatlântica "não desiste" de defender e proteger seus membros.

Segundo a porta-voz, "a Otan segue vigilante e continua a avaliar a necessidade de fortalecer a parte oriental da nossa aliança". A Otan "sempre responderá a qualquer deterioração da segurança, inclusive fortalecendo nossa defesa coletiva", disse Lungescu.

A Rússia pede a assinatura de acordos para que a organização cesse seu processo de ampliação e retorne à arquitetura de segurança construída na Europa após o fim da Guerra Fria e a dissolução da União Soviética.

Esta demanda foi feita no contexto do aumento das tensões entre Otan e Rússia sobre a Ucrânia.

O governo russo concentrou uma enorme capacidade militar ao longo de sua fronteira com a Ucrânia e está exigindo que a Otan negue a entrada da ex-república soviética na aliança.

Diante dessa demanda, a Otan responde que não cabe à Rússia decidir quais países podem ou não aderir à organização.

A demanda pela retirada de "forças estrangeiras, equipamentos e armas" da Romênia e da Bulgária foi apresentada durante conversas realizadas em Genebra, na Suíça, pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken.

Atualmente, a Otan mantém cerca de 1.000 soldados americanos, cerca de 140 italianos e 250 poloneses estacionados na Romênia, embora a França já tenha anunciado que está disposta a enviar tropas para reforçar a presença da Aliança naquele país.

Enquanto isso, a Bulgária selou um acordo com os Estados Unidos para um campo de treinamento para 2.500 soldados, com um máximo de 5.000 em períodos de rotação de pessoal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)