(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Google recorre de multa bilionária imposta por tribunal europeu


20/01/2022 18:15

A gigante de tecnologia Google entrou com um recurso nesta quinta-feira(20) contra uma decisão de um tribunal europeu que manteve uma multa de 2,4 bilhões de euros por abuso da posição dominante de seu mecanismo de busca e comércio online.

O escritório já havia anunciado que iria ao Tribunal de Justiça da União Europeia, o mais alto tribunal da UE, depois que o Tribunal Geral da UE confirmou em novembro uma pesada multa da Comissão Europeia, que data de 2017.

Na época, essa multa foi a maior já imposta pela União Europeia, embora mais tarde tenha sido superada por uma multa de EUR 4,3 bilhões contra o Google por seu sistema operacional para smartphones Android.

"Após uma análise cuidadosa, decidimos apelar da decisão do Tribunal Geral [da UE], pois acreditamos que há áreas que exigem esclarecimentos legais", disse a empresa em um breve comunicado.

O caso centra-se no serviço de compras do Google e é um dos três contra o gigante dos motores de busca que atualmente passa pelo extenso sistema de apelações da União Europeia.

O novo recurso pode levar até dois anos para chegar a um resultado, o que estenderia o caso para mais de uma década, já que a Comissão Europeia iniciou sua investigação em 2010.

A confirmação judicial da multa do Google Shopping foi uma vitória para a principal autoridade antitruste da UE, Margrethe Vestager, que entrou em cena em Bruxelas ao descartar a abordagem mais conciliadora de seu antecessor.

Vestager havia perdido no mesmo tribunal em um caso importante, contra a Apple e a Irlanda, no qual suas equipes ordenaram que a fabricante do iPhone pagasse EUR 13 bilhões (mais juros) ao contribuinte irlandês.

A multa para o Google veio após uma investigação de sete anos desencadeada por reclamações de outros serviços de comparação de preços, que viram sua operação cair drasticamente diante do Google Shopping.

GOOGLE

APPLE INC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)