(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WELLINGTON

Tsunami de 15 metros causou 'desastre sem precedentes' em Tonga


18/01/2022 21:11

A enorme erupção vulcânica do último sábado em Tonga provocou um tsunami de até 15 metros que causou um "desastre sem precedentes" neste país, destruindo casas e matando pelo menos três pessoas, disse o governo.

"Um desastre sem precedentes atingiu Tonga", declarou o governo em comunicado nesta terça-feira (18) após a violenta erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha'apai, que provocou um tsunami que "chegou a 15 metros" de altura.

Em seu primeiro comunicado desde a erupção, o governo disse que uma aldeia foi completamente destruída pela onda gerada pela erupção e outras têm apenas algumas casas de pé.

Pelo menos três pessoas morreram e os sobreviventes estão em abrigos improvisados, acrescentou.

O governo de Tsonga enviou equipes de resgate para evacuar as pessoas das áreas mais atingidas, bem como navios do exército transportando profissionais de saúde e suprimentos de água, comida e barracas.

A aldeia completamente devastada está localizada na Ilha da Manga, de 30 habitantes e onde as Nações Unidas já haviam detectado um pedido de ajuda.

Uma mulher de 65 anos morreu no local. Outra vítima é uma britânica que morreu na capital, Nuku'alofa.

Os esforços de resgate são dificultados pelo rompimento de um cabo de comunicação submarino, que deixou este arquipélago do Pacífico quase isolado do mundo, e pelas cinzas vulcânicas no aeroporto, que impedem o pouso de aviões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)