(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

Inflação na Turquia bate 36,08% em dezembro, um recorde em 20 anos


03/01/2022 07:05

A alta dos preços ao consumidor na Turquia atingiu 36,08% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2020, um nível que não se via desde 2002 - conforme dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (3).

O nível de inflação - que corresponde a sete vezes a meta definida pelo governo - se explica pela queda livre da libra turca. Em um ano, a moeda nacional perdeu mais de 45% de seu valor em relação ao dólar.

A inflação, que atingiu 21,31% interanual em novembro, é um tema muito sensível na Turquia, sobretudo, a 18 meses a próxima eleição presidencial prevista para junho de 2023.

Nos últimos meses, a oposição acusou o Escritório Nacional de Estatísticas de subestimar, em grande medida, a alta dos preços.

Para os turcos, o colapso da moeda local levou a uma escalada de preços insustentável, em um país altamente dependente de importações, em especial de matérias-primas e de energia.

Após várias semanas de perdas históricas, a libra melhorou seu valor em meados de dezembro, como resultado de uma série de medidas emergenciais anunciadas pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)