(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HONG KONG

Hong Kong: jornal Stand News anuncia fechamento após operação policial e detenções


29/12/2021 06:30

O jornal digital Stand News, de Hong Kong, anunciou nesta quarta-feira (29) que vai encerrar as atividades, após uma operação policial na redação e a detenção de vários funcionários e ex-funcionários da publicação.

Em um comunicado divulgado no Facebook, o Stand News informou que seu editor-chefe Patrick Lam pediu demissão e os demais funcionários foram demitidos.

"Devido à situação atual, o Stand News vai parar de operar imediatamente e deixará de atualizar seu site e redes sociais", afirma a mensagem.

O site e contas das redes sociais serão retirados do ar em breve.

O jornal pró-democracia agradece os leitores e recorda que foi criado como um meio de comunicação sem fins lucrativos em dezembro de 2014 para "tomar uma posição por Hong Kong".

"O Stand News era editorialmente independente e se dedicava a proteger os valores centrais de Hong Kong, como a democracia, os direitos humanos, a liberdade, o Estado de direito e a justiça", afirma o comunicado.

Mais de 200 policiais participaram nesta quarta-feira em uma operação na redação do jornal, durante a qual seis pessoas foram detidas e material jornalístico foi apreendido.

O Stand News é o segundo meio de comunicação fechado em Hong Kong após uma operação policial. O jornal pró-democracia Apple Daily encerrou as atividades em junho, quando teve os bens congelados.

A repressão à imprensa local em Hong Kong, sede regional de várias publicações internacionais, aumentou depois dos grandes protestos pró-democracia de 2019 e da posterior imposição de uma lei de segurança nacional por Pequim, usada para calar a dissidência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)