(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã diz que não enriquecerá urânio a mais de 60% em caso de fracasso das negociações


25/12/2021 14:30

O Irã não tem a intenção de enriquecer urânio a mais de 60% em caso de fracasso das negociações sobre seu programa nuclear, afirmou o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohammad Eslami.

Entrevistado pela agência de notícias russa RIA Novosti sobre a possibilidade de o Irã aumentar o nível de enriquecimento de urânio caso as negociações não tenham sucesso, Eslami respondeu "não".

"Nossos objetivos relacionados ao enriquecimento de urânio estão atendendo às nossas necessidades industriais e de produção ... e às de nosso povo", disse.

Após cinco meses de interrupção, as negociações para salvar o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015 foram retomadas em novembro em Viena entre os países negociadores (Alemanha, França, Reino Unido, China, Irã e Rússia). Depois de uma pausa de 10 dias e vários avanços no plano técnico, as conversações devem recomeçar na segunda-feira.

O pacto de 2015 afundou após a saída dos Estados Unidos em 2018, durante a presidência de Donald Trump.

As novas negociações têm como objetivo levar de volta ao acordo o governo dos Estados Unidos, que atualmente participa indiretamente, enquanto Teerã se recusa a manter conversas diretas com Washington.

De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a quantidade de urânio acumulada pelo Irã, calculada no início de novembro em 2.489,7 kg, supera em mais de 12 vezes o limite autorizado pelo acordo de 2015.

Se Teerã continuar com o desenvolvimento de suas atividades atômicas no ritmo atual, restariam apenas "algumas semanas" para salvar o pacto, disse o negociador dos Estados Unidos, Rob Malley, durante a semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)