(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BELÉM

Mundo celebra segundo Natal durante a pandemia


24/12/2021 18:47 - atualizado 24/12/2021 18:50

Bilhões de pessoas se preparam nesta sexta-feira para celebrar o Natal mais uma vez com a sombra da pandemia de coronavírus, depois que a variante ômicron provocou novas restrições que afetam os encontros familiares.

Pelo segundo ano consecutivo, quando as vacinas pareciam oferecer um horizonte mais promissor, o aumento dos contágios representou uma balde de água fria nas festas.

O papa Francisco celebrou a tradicional missa da noite de Natal nesta sexta-feira na Basílica de São Pedro em Roma para cerca de 2.000 pessoas - segundo a assessoria de imprensa da Santa Sé - todas mascaradas e sentadas à distância. Em 2020, apenas 200 puderam comparecer.

Na homilia, o pontífice fez um apelo pela humildade, convidando os fiéis e a Igreja a renunciar à ganância e "redescobrir as pequenas coisas da vida".

Em Belém, local de nascimento de Jesus de acordo com a tradição cristã, o setor hoteleiro que aguardava a chegada de turistas está decepcionado. Após um confinamento quase total no ano passado, Israel voltou a fechar as fronteiras.

Os escoteiros fizeram seu tradicional desfile na área histórica da cidade. O som dos tambores e das gaitas levou um pouco de alegria à Praça do Presépio, ao lado da Basílica da Natividade.

Como em 2020, a missa da meia-noite será reservada a um pequeno número de fiéis, apenas por convite.

A procissão liderada pelo patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, deve atrair um público maior que ano passado, graças a restrições um pouco mais flexíveis.

De modo geral, as celebrações serão mais tranquilas que em 2020, quando as primeiras vacinas estavam apenas começando a ser administradas. Nos Estados Unidos, milhões de pessoas viajam pelo país para se reunir com suas famílias.

Mas a pandemia não foi embora: os holandeses estão em confinamento, a Broadway cancelou espetáculos, o Peru proibiu reuniões de família e festas de Natal, enquanto a Espanha retomou a obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas.

A França bateu outro recorde de infecções nesta sexta-feira, com mais de 94.000 casos diários e no Reino Unido, também houve um recorde histórico: 122.000 novos casos de covid-19 em 24 horas.

Nesse contexto, o primeiro-ministro britânico recomendou que os cidadãos recebessem a dose de reforço da vacina como um presente para seus entes queridos.

- "Um fragmento de esperança" -

Os australianos, os primeiros a celebrar o Natal, podem viajar e reencontrar parentes pela primeira vez desde o início da pandemia, apesar do recorde de contágios registrado.

"Todos testemunhamos cenas comoventes de pessoas se reencontrando em aeroportos após meses de separação", disse o arcebispo católico de Sydney, Anthony Fisher.

Em Moscou, em um momento de tensão com os países ocidentais por causa da Ucrânia, Vladimir Putin pediu a "Ded Moroz" (o Avô Gelo, o Papai Noel russo) que ajude a Rússia a realizar seus projetos.

"Espero que não apenas entregue presentes, mas que também concretize os projetos do país e de cada um de seus cidadãos", disse o presidente.

Após meses de esperanças com a vacinação, o surgimento da variante ômicron afetou muitos países.

Na plataforma de streaming Netflix, o filme mais popular do momento não é a típica produção de Natal, e sim "Imperdoável", protagonizado por Sandra Bullock e que aborda a redenção de uma ex-presidiária.

Na lista de livros mais vendidos do New York Times aparecem livros sobre identidade e escravidão. E no Spotify, "All I want for Christmas is you" foi desbancada da lista de músicas mais ouvidas por uma canção sobre uma ruptura repleta de palavrões.

- 'Operação presentes' ativa -

As companhias aéreas cancelaram mais de 2.000 voos em todo o mundo, um quarto deles nos Estados Unidos, devido à propagação da variante ômicron.

De acordo com o site Flightaware, às 15:40 GMT desta sexta-feira (12h45 no horário de Brasília) houve pelo menos 2.116 cancelamentos de voos, dos quais 499 foram viagens vinculadas aos Estados Unidos, internacionais e domésticas.

Mas as dificuldades decorrentes de uma crise aparentemente sem fim não iriam impedir o Papai Noel de fazer seu trabalho.

O Canadá abriu seu espaço aéreo para o Papai Noel depois que ele apresentou um certificado de vacinação e um teste negativo, informou o ministério dos Transportes.

Toda a tripulação do trenó do Papai Noel recebeu luz verde, inclusive Rudolph cuji "nariz estava vermelho, mas que foi constatado que não tinha sintomas de covid-19 antes da decolagem".

O mesmo aconteceu na Austrália. "Nossos controladores aéreos guiarão o Papai Noel usando nossa tecnologia de vigilância para garantir que ele e suas renas estejam seguras e no bom caminho para entregar os presentes", afirmou a Autoridade de Segurança Aérea.

"Está autorizado a voar a 500 pé (150 metros) para que possa se aproximar dos telhados e entregar seus presentes de maneira rápida e discreta. Afinal, seu trenó mágico não é um avião comum".

THE NEW YORK TIMES COMPANY

NETFLIX

Spotify


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)